População do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste poderão ver até 35 meteoros por hora. O pico ocorrerá na madrugada de domingo (22/10)


Brasileiros que fixarem os olhos no céu da noite deste sábado (21/10) e madrugada de domingo (22) vão apreciar um show astronômico. Isso porque haverá a chuva de meteoros orionídeos. Cerca de 40 estrelas cadentes, como são popularmente conhecidas, cruzarão o espaço por hora.

O espetáculo começou no último dia 2 e deve terminar em 7 de novembro. Entretanto, os brasileiros não haviam tido sorte. Agora, poderão olhar o momento de maior visibilidade do fenômeno. Países tanto do Hemisfério Sul quanto da metade norte do planeta — nesta parte a estimativa cairá para 20 estrelas por hora — terão a chance de ver a chuva de meteoros.
No Brasil, a visibilidade vai variar de acordo com a região. A população do Nordeste terá privilégio: poderão ver de 20 a 35 estrelas por hora. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a estimativa fica entre 16 a 27, enquanto habitantes do Sul vão ver de 12 a 23.
Dicas
Para ver o fenômeno, não é necessário utilizar binóculos ou telescópios. O show de meteoros orionídeos poderá ser apreciado a olho nu. Basta, apenas, olhar em direção à constelação de Órion, localizada a leste (no lado oposto ao pôr do sol).
Poluição e luminosidade, principalmente nas grandes cidades, atrapalhar a vista. Recomenda-se, então, estar em um local distante de luzes artificiais. A chuva é causada sempre que a órbita da Terra cruza com detritos do cometa Halley.
metropoles.com