Sebastião Vicente da Silva, 85 anos, foi levado ao hospital para fazer exames de rotina no último domingo (18/2)



Familiares buscam um idoso desaparecido após ser internado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Sebastião Vicente da Silva, 85 anos, chegou ao local na noite do último domingo (18/2). Sua internação ocorreu após exames de rotina. Mas, de acordo com a família, não foi permitido que um acompanhante dormisse com o paciente. Na manhã do dia seguinte, quando os parentes voltaram, ele não estava no hospital.

O idoso foi levado ao HRT para fazer um exame do coração, pré-agendado. “Mas viram que a pressão dele estava alterada, fizeram exame de sangue e nos informaram que ele teria que ser internado”, contou ao Metrópoles Gerson da Silva, 26 anos, neto de Sebastião.
O jovem questiona o fato de nenhum funcionário ter avisado os familiares. “Se tivessem nos acionado na hora que ele saiu, poderíamos tê-lo encontrado quando ainda estava por perto. Mas não falaram nada. Só soubemos porque voltamos lá”, reclama o neto. De acordo com a família, no sistema do hospital constava apenas a entrada de Sebastião, mas não a saída.
Por nota, o HRT informou que “o paciente foi deixado pelos familiares na sala de admissão para atendimento, onde não é permitida a permanência de acompanhantes, que devem aguardar por notícias na recepção”.

Ainda de acordo com o hospital, Sebastião recebeu assistência inicial, mas, quando a enfermeira voltou para fazer a medicação, não encontrou o idoso. “Somente no momento que deu entrada, o paciente estava acompanhado pela filha, que foi orientada a aguardar na recepção, porém não foi encontrada”, completa a nota.
Já a Secretaria de Saúde afirmou que os pacientes não podem ser contidos quando estão conscientes e orientados. “Como ele não chegou a ser internado e não se tratava de internação compulsória, não cabe ao hospital registrar o desaparecimento”, diz a nota enviada ao Metrópoles.
Os familiares fazem campanha nas redes sociais e buscam o idoso desde a manhã da última segunda-feira (19). O desaparecimento foi registrado na Polícia Civil. “Estamos fazendo de tudo para encontrá-lo. Recebemos algumas ligações informando que ele estava na região central de Brasília, perto da Rodoviária do Plano Piloto, mas não o achamos. Vamos continuar procurando”, contou o neto do de Sebastião Vicente da Silva.

ContatoQuem tiver informações sobre o idoso desaparecido pode entrar em contato com os familiares, pelos telefones: (61) 98513-1319, Gerson; e (61) 98466-6051, Leonardo.
www.metropoles.com/distrito-federal