Dicas para tratar a boqueira em casa
Você está em: Home » Dicas de Saúde » Dicas para tratar a boqueira em casa

Sua Pele Saudavel Dicas de Saúde, Tratamento Caseiro, Tratamentos 24-11-17 Dicas de Saúde, Tratamento Caseira



A Queilite angular ou comissurite angular, chamada popularmente de boqueira, é aquela famosa feridinha dolorosa que ocorre no canto da boca. A boqueira é uma dermatose comum, caracterizada por inflamação e fissura do ângulo dos lábios. Diversas situações podem propiciar o aparecimento da boqueira, os mais comuns são o uso de aparelhos odontológicos ou dentaduras. Se as causas não forem atacadas, a lesão pode se perpetuar, tornado-se crônica.

Muitos de nós sofremos desse problema e não sabemos como lidar com ele, mais antes de passar as dicas sobre como acabar com a boqueira, vamos conhecer um pouco mais sobre esse problema.

O que é Boqueira?
A boqueira é uma ferida que surge no canto da boca, ela é causada por fungos ou bactérias, as lesões nessa região podem ser unilaterais* ou bilaterais*. A boqueira é mais comum em idosos, mais pode aparecer tanto em adultos quanto em crianças. O acumulo de saliva no canto da boca parece ser o fator que facilita o surgimento dessas pequenas feridas, porém pessoas que sofrem com lábios secos ou que lábios rachados também estão sujeitas ao surgimento da boqueira, pois as fissuras na região facilitam a contaminação pelo fungo ou bactéria.



Inumeras sãos as situações que facilitam o surgimento da boqueira, vamos citar os principais fatores que causam esse problema:

– Uso de dentaduras mal adaptadas.
– Uso de aparelhos odontológicos.
– Candidíase oral
– Má higiene oral.
– Alergia à pasta de dente ou a outros produtos dentários.
– Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca, como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica.
– Lábios naturalmente ressecados.
– Compulsão por lamber os lábios.
– Consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.
– Uso de corticoides.

Pessoas com deficiência no sistema imunológico, que seja por causado por doenças ou por uso de medicamentos, também correm um maior risco de desenvolverem queilite angular, a popular boqueira. Estes casos incluem pacientes com vírus HIV, câncer, neutropenia, diabetes mellitus, anorexia ou transplantados de órgãos.

Legenda:
*Unilateral: Pode ocorrer apenas de um dos lados da boca.
*Bilateral: Ocorre em ambos os lados da boca.

Sintomas da boqueira
– Maior sensibilidade no canto da boca;
– Pequenas rachaduras no canto da boca;
– Dor, ardência e secura local;
– Lesão se torna ainda mais sensível durante a alimentação com salgado ou ácido.



A Boqueira é contagiosa?
Sim, a comissurite ou queilite angular (boqueira) é contagiosa e pode ser transmitida por meio de contato direto com a ferida, a exemplo do beijo. Contudo, se o tratamento for seguido de maneira correta o problema pode ser resolvido rapidamente, podendo desaparecer entre 1 a 3 semanas.

Como curar boqueira em um dia?
Infelizmente não é possível acabar com esse problema em apenas um dia, pois como se trata de uma ferida causada principalmente por fungos ou bactérias, leva tempo até que nosso organismo se livre dos invasores indesejados. Mais não se desespere, com alguns passo simples pode se aliviar os sintomas e até mesmo acelerar o processo de cura. Confira!

– Limpar o canto da boca sempre que estiver com umidade;
– Hidratar os lábios com creme 3 vezes ao dia;
– Comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou laranja porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas;
– Evitar alimentos salgados e ácidos para proteger a região e evitar dor e desconfort​o;
– Aplicar pomada antibiótica ou antimicótica, indicada pelo médico.
Boqueira em Bebês.

Boqueira em Bebês
A boqueira pode atingir pessoas de todas as idades, se caso você perceber que seu bebê está com esse problema, algumas medidas simples podem ser tomadas para resolver o problema. O primeiro passo é sempre secar o local, de preferencia utilizando um paninho de algodão sem esfregar o local, também se deve evitar o uso de chupeta. Em alguns casos deve se levar o bebê à um pediatra para que ele receite uma pomada para ser aplicada no local, NUNCA aplique qualquer pomada ou creme sem indicação de um Médico, pois isso pode piorar o quadro do bebê.

Para evitar a contaminação do bebê é recomendavel que nunca prove a papinha utilizando a colher com que você irá alimentar o bebê, procure sempre manter os itens do bebê como mamadeiras, chupetas, colheres, limpos e bem higienizados, pois o sistema imunológico do bebê é mais fraco, por esse motivo ele está mais propenso a contaminações.



Por que as boqueira aparecem?
Uma das causas principais do aparecimento das boqueiras é a falta de alguns nutrientes importantes, tais como ferro, vitamina B ou ácido fólico. Problemas digestivos ou intestinais muitas vezes também são as causas do aparecimento das boqueiras. Se o aparecimento de feridas for devido a problemas digestivos, é importante mudar os seus hábitos alimentares. Algumas doenças, como a diabetes também podem causar o aparecimento de boqueiras.

Remédios caseiros para tratar a boqueira:

Remédios caseiros para tratar a boqueira
– Se você ver que está começando a desenvolver a boqueira, você pode fazer a aplicação de vinagre com bicarbonato para que a boqueira não se desenvolva mais, e suma rapidamente, lembre-se, caso a boqueira ja seja uma feria aberta, não aplique o vinagre, pois isso vai causar uma dor terrível.

– Se as boqueiras já se tornaram feridas você pode aplicar mel na área afetada.

– Você pode aplicar também um pouco de pasta de dente, ela ajuda a acalmar as feridas. Embora no momento que você for aplicar, você vai sentir a área queimando e irritando um pouco, é importante esperar que a pasta de dente seque, depois enxague com água fria.

– Finalmente, sugerimos a aplicação, por um período de 15 minutos de sal iodado, isso vai te ajudar a curar rapidamente a boqueira.

Remédio para boqueira
Para tratar a boqueira o médico pode recomendar a aplicação de pomada antibiótica ou antimicótica​ como Neomicina, Omcilon, a orobase ou o uso de comprimidos de Fluconazol para ajudar a eliminar as bactérias ou fungos, por exemplo. Veja um exemplo de remédio em: Omcilon-AOrobase. Além disso, é importante o uso de um creme hidratante diariamente para manter os lábios bem hidratados, como vaselina. No caso de estar com o sistema imune mais fraco, devido a uma gripe, por exemplo, o médico também pode recomendar a toma de um suplemento vitamínico, como Centrum, por exemplo para recuperar mais rápido.
Lembrando que não recomendamos em nenhum momento que você se auto medique, pois isso pode causar sérios problemas, neste post informamos como é o problema, e também passamos dicas para amenizar o problema, porém nada substitui a orientação médica.

suapelesaudavel.com/dicas-para-tratar-a-boqueira-em-casa