Resultado de imagem para Curso de Marketing
Curso de Marketing
O curso de Marketing prepara profissionais para uma área estratégica: relacionamento com clientes e mercado. Saiba mais sobre esta graduação e onde estudar!

A área de Marketing busca entender e atender o consumidor. Pode parecer simples, mas para ser capaz de cumprir este propósito o profissional precisa estudar várias áreas do conhecimento, da Comunicação ao Cálculo, passando por Administração, Economia e Sociologia.

As graduações em Marketing têm as seguintes características:

Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!
Habilitação: o curso é oferecido como bacharelado e tecnológico.
Duração média: no bacharelado, são 4 anos. No tecnológico, 2 anos.
Modalidade: presencial ou a distância.
Turno presencial: diurno ou noturno.
Você quer saber como é o dia a dia em uma graduação em Marketing? Primeiro, vale a pena entender um pouco sobre esta área!

O que é o Marketing?
A área de Marketing vai muito além de fazer a propaganda sobre um produto, como é comum de se pensar. Ela é responsável por:

Analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas.
Conhecer o consumidor e os concorrentes.
Ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado.
Planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.
Como você pode ver, o trabalho do Marketing passa por vários setores da organização e é considerado cada vez mais estratégico.


Como funciona o curso de Marketing
Para formar um profissional apto a atuar em funções tão diferentes, o curso de Marketing apresenta disciplinas das áreas de Administração e Comunicação. A ideia é aliar uma visão analítica e objetiva com a sensibilidade para entender as transformações da sociedade.

O curso combina teoria e prática. Da teoria, os alunos aprendem sobre Economia, Psicologia, Sociologia, Finanças e Estatística. Da prática, os professores trazem estudos de caso de problemas reais para os alunos resolverem.

O diferencial do curso de Marketing são as disciplinas sobre pesquisa e análise de dados. Com elas, o profissional é capaz de entender os competidores, fazer previsões sobre o mercado, identificar o comportamento do consumidor e a dinâmica das tendências. Essas informações são a base para a tomada de decisões. Veja algumas disciplinas que podem estar no currículo:

Análise Multivariada
Cálculo
Lógica Matemática
Probabilidade
Tratamento e análise de dados
Ao longo do curso, o estudante tem a visão geral das três principais atribuições da área:

Gestão de Marketing
Pesquisa de Marketing
Comunicação de Marketing
É possível aprofundar os estudos na área em que se tem mais afinidade, cursando disciplinas optativas, como por exemplo:

Análise de Campanhas de Comunicação
Estética dos Meios de Comunicação
Marketing Eletrônico
Marketing Social e de Organizações não Governamentais
Teorias da Opinião Pública
Durante o curso é comum que os estudantes visitem o setor de Marketing de empresas e agências de publicidade para verem na prática como é o dia a dia profissional.

A forma mais comum de contato com o mercado é pelos estágios. Neles os estudantes acompanham o planejamento de ações de marketing, campanhas de divulgação e eventos.

Perfil do estudante de Marketing
Para atuar em Marketing, é interessante que o estudante:

Seja comunicativo.
Goste de trabalhar em equipe.
Goste de planejamento e tenha habilidade em lidar com números.
Saiba trabalhar com novas tecnologias.
Fale outros idiomas e conheça outras culturas.
Seja curioso e tenha um repertório cultural amplo, para usar esse conteúdo em seu trabalho.
Tenha capacidade analítica e também a visão sistêmica da área em que atua.
Esteja sempre atualizado em relação às mudanças que acontecem no mundo e em sua área de atuação.
O Marketing atua onde as pessoas estão. E como as pessoas estão cada vez mais conectadas, surgem muitas oportunidades de estágio em áreas ligadas à internet, como gestão de comércio eletrônico, de mídias sociais e publicidade em mecanismos de busca. O Marketing Digital, por exemplo, é uma carreira em alta.

Os principais campos de atuação para quem se forma em Marketing são:

Agência de propaganda e marketing
Setor de Marketing de empresas
Consultorias
Organizações de todos os tipos e portes, com ou sem fins lucrativos.
Assessoria de celebridades, candidatos a cargos públicos, cidades, estados e países.
Onde estudar Marketing
O curso de Marketing é oferecido por centenas de instituições em todo o país, privadas e públicas, como por exemplo:

Privadas:

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Públicas:

Universidade de São Paulo (USP)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Faculdade de Tecnologia Sebrae (FATEC SEBRAE)
Veja também:

Marketing

Você tem interesse em fazer o curso de Marketing? Conta pra gente!

https://www.guiadacarreira.com.br