Informação foi divulgada nesta terça (29) pela Secretaria Estadual de Saúde. No boletim anterior, com dados até 12 de outubro, o governo tinha feito 63 confirmações.

Vacinação contra o sarampo terá segunda fase em novembro, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Diário

Subiu para 65 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco. O boletim foi divulgado, nesta terça-feira (29), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Este ano, o governo registrou uma morte provocada pela doença, em Taquaritinga do Norte, no Agreste.

O número foi coletado na semana epidemiológica 42, que é relativa ao período entre os dias 30 de dezembro de 2018 e 19 de outubro deste ano. A pasta informou que, na semana epidemiológica 41, correspondente até o dia 12 de outubro de 2019, tinham sido confirmadas 63 ocorrências, duas a menos.

Saiba quem deve tomar as doses da vacina contra o sarampo
Tire dúvidas sobre a imunização
Entenda as diferenças entre vacinas
O boletim divulgado nesta terça também aponta que Pernambuco notificou 942 casos suspeitos de sarampo, entre o fim de dezembro de 2018 e o dia 19 de outubro de 2019. Deste total, 332 descartados e os demais estão em investigação.

Foram confirmados casos nos seguintes municípios: Recife (5), Jaboatão dos Guararapes (1), Bezerros (1), Caruaru (6), Frei Miguelinho (1), Santa Cruz do Capibaribe (11), Taquaritinga do Norte (23), Toritama (7) e Vertentes (10).

Ainda de acordo com a nota da secretaria, as ações de vigilância epidemiológica, que incluem investigação dos casos e vacinação de bloqueio, são iniciadas após a notificação do caso, mesmo sem a confirmação laboratorial. O mesmo procedimento é adotado em relação à assistência ao paciente.


A secretaria informa que esse procedimento é adotado para evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das gerências regionais de saúde do estado.
Vacinação
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, entre os dias 18 e 30 de novembro, ocorrerá a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A meta é contemplar os adultos jovens, de 20 a 29 anos.

Na sexta-feira (25), segundo a pasta, teve fim a campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças de 6 meses a 4 anos. Ao todo, foram aplicadas, durante o período da ação, mais de 100 mil doses da vacina tríplice viral.

A SES informou que, até o dia 29 de outubro, o estado atingiu uma cobertura de 106,11%, na primeira dose nas crianças com 1 ano. Ao todo, no estado, entre janeiro e outubro, mais de 550 mil doses foram aplicadas.

Com o fim da primeira fase da campanha, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, volta à rotina nos postos de saúde.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

De acordo com o esquema, a vacina deve ser aplicada em crianças entre 6 meses e 11 meses, a chamada "dose zero".
Ao completar 1 ano, a criança deve tomar a primeira dose e, três meses depois, a segunda - ou seja, as crianças a partir dos 6 meses de idade precisam tomas 3 doses do imunizante.

A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, duas doses devem ser feitas com um intervalo de um mês entre elas.

As pessoas que têm entre 12 meses e 29 anos de idade devem tomar 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

O público de 30 anos a 49 anos, que ainda não foi imunizado, ainda não vacinadas devem tomar 1 dose da vacina. Os profissionais de saúde precisam de 2 doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independente da idade.
g1.globo.com