Está com planos de viajar para Machu Pichu? O destino é obrigatório para qualquer viajante, especialmente para os latino-americanos que têm essa beleza tão próxima. Mas, não é só isso, o Peru tem alguns destinos que são imperdíveis, como a cidade mágica de Cusco, a importantíssima Lima, Nazca, um oásis da gastronomia e muito outros lugares escondidos de profunda beleza e riquíssimo passado histórico. Entretanto, apesar de contar com diferentes atrativos em cada um desses destinos, o Peru tem uma atração que o torna ainda mais imperdível para os turistas: suas bebidas.

Para que você possa aproveitar 100% de sua viagem e experimentar cada uma das variadas bebidas típicas, o pessoal do site Decolar.com selecionou as cinco bebidas imperdíveis do Peru. Confira abaixo:


Suco de frutas


Começando por uma bebida não alcoólica, o suco de frutas é uma das bebidas mais comuns do Peru. Lá encontra-se uma parte da Floresta Amazônica, motivo pelo qual o país conta com uma imensa variedade de frutas. Em qualquer mercado peruano é possível encontrar as mais diversas frutas, de todos as cores, formas e tamanhos para fazer deliciosos sucos naturais. Se tiver que escolher algum suco diferente para experimentar, peça o suco de lúcuma. Esta fruta é típica dos vales andinos do Peru e tem uma textura particularmente pastosa, característica que determina o gosto particular desse refrescante suco. 
Chicha Morada


No Peru existe uma grande variedade de milhos, incluindo o conhecido milho roxo (maíz morado). Este tipo de milho é muito duro para mastigar e por esse motivo é cozido em água para fazer a chicha morada. O resultado é uma bebida doce e refrescante, com especiarias sutis, que incluem cravo e canela, além de um gostinho de abacaxi. Esta bebida deve ser servida gelada.
A chicha morada é tão popular no Peru que é produzida industrialmente e se encontra à venda em garrafas ou latas em todo o país. Mesmo que a receita de uma bebida feita à base de milho possa parecer no mínimo estranha, é recomendável prová-la, pois o sabor pode chegar a surpreender. 

Chá de Coca


Ainda que o chá de coca seja proibido na maioria dos países por possuir alcaloides (é a base da cocaína), em alguns destinos da América do Sul como o Peru, sua venda encontra-se liberada. As folhas são colocadas em água fervendo para fazer o chá. Os lugares onde se encontram os melhores chás de Coca são Cusco e no Altiplano, além de Puno e o Lago Titicaca. Trata-se da melhor opção para uma caminhada em altas colinas ou após terminar os Caminhos Incas, pois a sensação é relaxante. 
Inca Kola


Trata-se do refrigerante nacional do Peru. Apesar do seu nome leve a palavra Kola, não tem nada a ver com o aspecto das bebidas feitas à base de cola. Na realidade é um refresco amarelo, feito com erva luisa, uma planta floral com cheiro de limão. Entretanto, os consumidores garantem que seu sabor é mais semelhante a tutti-frutti. A bebida é tão querida pelos peruanos que vende mais que a famosa Coca-Cola. A Inca Kola está em todos os supermercados e comércios do país. 
Pisco Sour


O Pisco Sour é, de longe, a bebida mais consumida no Peru. É para os peruanos o que a cerveja é para os brasileiros. O Pisco se destila da uva e é produzido especialmente em cidades como Pisco e Ica. O Pisco Sour pode ser encontrado em qualquer canto do país e trata-se de uma mescla de pisco, suco de limão, clara de ovo e xarope de açúcar, misturado com gelo e umas gotinhas de bitter. Esta combinação amarga e ao mesmo tempo doce funciona muito bem e é uma das especialidades dos bartenders peruanos.
catracalivre.com.br