Caixa anuncia pacote de medidas para ocrédito imobiliário ...

A Caixa Econômica Federal anunciou durante live nesta quinta-feira (2) novas medidas para o mercado imobiliário nacional enfrentar os efeitos da crise causada pela pandemia da Covid-19. O pacote inclui a implementação do registro eletrônico de escrituras para contratos vinculados a empreendimentos financiados na instituição; financiamento de ITBI e custas cartorárias para pessoas físicas, e ampliação do acesso ao financiamento para produção de empreendimentos, com redução da quantidade mínima de vendas e da execução prévia de obras para contratação.

O anúncio foi feito pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e pelo vice-presidente de Habitação da instituição, Jair Mahl. “São medidas objetivas para atender as demandas do mercado imobiliário, que analisamos e vimos que temos capacidade para atender matematicamente, como sempre fazemos nesta gestão”, destaca o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “O lançamento desse pacote de medidas traz benefícios para as empresas e para o consumidor que deseja adquirir sua casa própria”, enfatiza.
Na avaliação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, que participou da live, os impactos positivos das medidas anunciadas pela Caixa vão muito além do setor da construção civil. “O trabalho que a Caixa está fazendo é pela sociedade brasileira. É por essa conciliação que nós temos que ter do social com o econômico. Esse é o ponto básico para a gente conseguir tirar o Brasil dessa situação”, disse.

O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, também registou os benefícios das medidas. “Para as pequenas e medidas empresas construtoras, a redução é positiva, tanto em relação ao percentual de comercialização quanto à medição de obras, porque antecipa o início das obras e mantém o emprego”.


Para detalhar as novas ações da Caixa, a CBIC realizará no início da noite, às 18h30, o ‘Diálogos CBIC: Novas medidas de estímulo ao crédito imobiliário’. Mediado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, o evento contará com as presenças do vice-presidente de área de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, e do diretor Executivo de Habitação da Caixa, Matheus Neves Sinibaldi. A transmissão será via Zoom e no canal da CBIC no Youtube.

publicidadeimobiliaria.com