Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória no hospital em que ficou 14 dias internado. Parentes e famosos prestaram homenagens; vídeos.




O corpo do pai de Zezé Di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, que morreu aos 83 anos, foi enterrado no fim da tarde desta terça-feira (24), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Ele faleceu após ficar 14 dias internado em um hospital particular da capital e sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ao longo da cerimônia, familiares e famosos prestaram as últimas homenagem a Seu Francisco, como era carinhosamente chamado.


O velório começou às 10h. Por volta das 17h, sob aplausos, parentes e amigos deixaram a capela em que o corpo era velado para seguir para o túmulo. Os filhos Zezé e Wellington Camargo levaram o caixão durante o cortejo, que não foi acompanhado pela viúva de Seu Francisco, Helena Camargo, de 75 anos. O enterro ocorreu às 17h30.

Morre Francisco Camargo

Zezé Di Camargo toca sanfona e canta 'É o Amor' durante velório

Dezenas de pessoas acompanharam o cortejo. Segundo a família, a cerimônia não seria aberta ao público em virtude da pandemia do coronavírus. No entanto, fãs foram ao local e fizeram filas para tentar se despedir. Durante a caminhada até o túmulo, eles cantaram várias músicas de Zezé Di Camargo e Luciano, como "No dia em que eu saí de casa" e "É o amor" (assista o vídeo abaixo).


Os familiares acompanharam o sepultamento em uma área separada dos demais presentes por meio fita. Durante todo tempo, Zezé foi abraçado pela namorada, Graciele Lacerda, e pela filha Wanessa Camargo. A família acenou aos fãs em agradecimento.


Apesar de não seguir com o cortejo, durante todo o velório, Helena Camargo, de 75 anos, não saiu do lado do caixão e foi consolada por amigos e parentes. Ao deixar a capela ao fim da cerimônia, Helena foi aplaudida. Já Luciano, que mora em São Paulo, não compareceu, porque está com Covid-19.



Mulher de Seu Francisco só soube da morte quase 12 horas depois

Famosos e parentes lamentam morte

Famosos, como a dupla Di Paulo e Paulino e o cantor Marrone, e autoridades, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), também compareceram ao cemitério.

Durante o velório, Zezé chorou ao falar sobre a morte do pai. Segundo o cantor, as lágrimas vieram por saber que não veria mais o sorriso que tanto gostava.


"Estou o emprestando um pouquinho para Deus. É um ser muito especial. Está deixando um exemplo na Terra", disse Zezé, emocionado.


Ao lado de Di Paulo e Paulino, ele tocou sanfona e cantou "É o amor", um dos maiores sucessos de Zezé e Luciano (assista acima). O filho mais velho de Seu Francisco precisou ser amparado pela filha, Wanessa Camargo e pelo irmão Welington ao fazer a homenagem.


Algumas horas antes do velório, Zezé fez uma homenagem ao pai pelas redes sociais.


Como não pôde comparecer ao velório, devido ao diagnóstico de Covid-19, Luciano fez um post nas redes sociais, o cantor lamentou a morte do pai: "Pai, meu eterno amor. Minha saudade infinita. Te amo".


Família e filme

Apesar dos filhos famosos, Seu Francisco só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “2 Filhos de Francisco”, que foi lançado em 2005 nos cinemas brasileiros e contou a história de vida da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e o esforço do pai para torná-los famosos.


Segundo sites especializados em cinema, o longa foi assistido por cerca de 6 milhões de pessoas e arrecadou aproximadamente R$ 34 milhões.


Francisco Camargo deixa a esposa e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro.

Seu Francisco tinha 26 netos, sendo que 23 estavam no velório, e 5 bisnetos.


Internações

Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.


Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18). Porém, ele teve nova piora e morreu na noite de segunda-feira (23).


Nos últimos anos, Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia.


Já em fevereiro deste ano, o idoso chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias hospitalizado.


Depois dessa internação, o médico Adilon Cardoso, que acompanhava seu Francisco há 10 anos, contou que ele viveu seis meses em bom estado de saúde e teve qualidade de vida antes de ser hospitalizado há 14 dias, quando iniciou tratamento contra pneumonia, problemas nas funções renais, gástricas e cardíacas.


g1.globo.com/go/goias