O Dia da IndependĂȘncia (tambĂ©m chamado Dia da IndependĂȘncia do Brasil, Sete de setembro, e Dia da PĂĄtria) Ă© um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de IndependĂȘncia do Brasil do ImpĂ©rio PortuguĂȘs no dia 7 de setembro de 1822.

Origem

Ver artigo principal: IndependĂȘncia do Brasil

Em 1808, tropas francesas comandadas pelo imperador NapoleĂŁo Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao paĂ­s ibĂ©rico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a famĂ­lia real portuguesa transferiu a corte portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, entĂŁo capital do Brasil ColĂŽnia. Em 1815, o prĂ­ncipe regente D. JoĂŁo VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil Ă  condição de reino subordinado a Portugal, aumentando as independĂȘncias administrativas da colĂŽnia.

Em 1820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcùntara, permaneceu no Brasil.


Pernambuco foi a primeira provĂ­ncia brasileira a se separar do Reino de Portugal. No dia 29 de agosto de 1821, teve inĂ­cio um movimento armado contra o governo do capitĂŁo general LuĂ­s do Rego Barreto — o algoz da Revolução Pernambucana —, culminando com a formação da Junta de Goiana, tornando-se vitorioso com a rendição das tropas portuguesas em capitulação assinada a 5 de outubro do mesmo ano, quando da Convenção do Beberibe, responsĂĄvel pela expulsĂŁo dos exĂ©rcitos portugueses do territĂłrio pernambucano. O Movimento Constitucionalista de 1821 Ă© considerado o primeiro episĂłdio da IndependĂȘncia do Brasil.


TambĂ©m em 1821, a Assembleia Legislativa portuguesa determinou que o Brasil retornasse Ă  sua condição anterior de subordinação, assim como o retorno imediato do prĂ­ncipe herdeiro do trono portuguĂȘs. Dom Pedro, influenciado pelo Senado da CĂąmara do Rio de Janeiro se recusou a retornar em 9 de janeiro de 1822, na data que ficaria conhecida como Dia do Fico.

Em 2 de junho de 1822, Dom Pedro I convocou a primeira Assembleia Constituinte brasileira. Em 1Âș de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto Ă s NaçÔes Amigas, justificando o rompimento das relaçÔes com a corte de Lisboa e garantindo a independĂȘncia do paĂ­s, como reino irmĂŁo de Portugal.


Em 2 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigĂȘncias portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a SĂŁo Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independĂȘncia do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa Ă s margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independĂȘncia do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domĂ­nio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "nĂŁo conseguiu esperar a chegada a SĂŁo Paulo, onde poderia anunciar a decisĂŁo". Gomes acrescenta que ele "era um homem temerĂĄrio em suas decisĂ”es mas tinha o perfil do lĂ­der que o Brasil precisava na Ă©poca, pois nĂŁo havia tempo para se pensar".

Um mĂȘs depois, em 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1Âș de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o tĂ­tulo de Dom Pedro I. As provĂ­ncias da Bahia, do MaranhĂŁo e do ParĂĄ, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, sĂł reconheceram a independĂȘncia em 1823, depois de muitos conflitos entre a população local e os soldados portugueses.


No inĂ­cio de 1823, houve eleiçÔes para a Assembleia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do ImpĂ©rio do Brasil, mas, em virtude de divergĂȘncias com dom Pedro, a Assembleia logo foi fechada. A 1ÂȘ Constituição brasileira foi, entĂŁo, elaborada pelo Conselho de Ministros e outorgada pelo imperador em 20 de março de 1824. Com a Constituição em vigor, a separação entre a colĂŽnia e a metrĂłpole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independĂȘncia sĂł Ă© reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por D. JoĂŁo VI.