ANTECIPAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA DE JANEIRO: LULA PODE CRIAR PRESENTE DE NATAL ATRASADO?


O Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa Econômica Federal, já liberou o calendário do Bolsa Família de 2023. Mas muitos beneficiários estão se perguntando se o benefício de transferência de renda será antecipado.

Vale lembrar que, o calendário do Auxílio Brasil teve origem ainda quando o benefício se chamava Bolsa Família, o que significa que, desde o início do programa, os pagamentos ocorrem nos últimos dez dias úteis do mês. Com o retorno do Bolsa Família, o benefício deve manter as datas de pagamento.

O calendário anual liberado pela CAIXA passa exatamente essa informação. Isso significa que não há previsão de uma antecipação do repasse. Ao que tudo indica, o Bolsa Família deve manter o calendário com pagamentos sendo feito nos últimos 10 dias úteis do mês pois a mudança do calendário não é uma prioridade para o governo.


Isso porque o novo governo já terá muito trabalho com as mudanças iminentes, como a troca de nome do benefício, a criação da parcela extra de R$ 150, a atualização dos aplicativos referentes ao benefício. Além disso, o governo está preocupado com os possíveis casos de fraude. Por esses motivos, a troca do calendário não deve ser uma prioridade e, caso haja a mudança, não deve ser feita em janeiro.

Vale lembrar também que tradicionalmente o repasse é feito nos últimos dez dias úteis do mês por um motivo. Neste período, a pasta responsável já terá recebido as informações necessárias dos beneficiários para efetuar o repasse. Isso porque, quando ainda era Bolsa Família, o benefício tinha regras que, se não fossem cumpridas, poderiam gerar o bloqueio do programa.


Com a volta do auxílio original, essas regras deverão voltar. Por isso, a pasta responsável precisará de tempo para verificar se os beneficiários estão cumprindo os critérios. Ou seja, mais um motivo para manter o calendário atual.

O calendário liberado pela Caixa Econômica é referente ao Auxílio Brasil. Isso ocorre porque o benefício continua com o nome do governo em vigência. O Auxílio Brasil só mudará o nome depois que Lula (PT) assumir a presidência e assinar uma Medida Provisória (MP) que regulamenta a troca de nome.


Até que isso seja feito, o benefício continua com o nome Auxílio Brasil e os dados referentes ao benefício serão passados pelo nome dado pelo governo que ainda está em exercício.


O Ministério da Cidadania existe?

Muitas notícias falsas andam circulando a respeito do atual Ministério da Cidadania. É de conhecimento público que ele existe e que foi fundado pelo governo Bolsonaro (PL). Essa pasta engloba os ministérios do desenvolvimento, do esporte e da cultura.


Entretanto, Lula já informou que, assim que assumir o governo, desmanchará o Ministério da Cidadania. Dessa forma, ele voltará a ser dividido entre as pastas citadas anteriormente, sendo o Desenvolvimento o responsável pelo benefício de transferência de renda.


Mesmo com o fim previsto, as informações e trabalhos feitos pelo Ministério da Cidadania ainda terá validade no governo Lula. Dessa forma, todos os dados referentes ao Auxílio Brasil são verdadeiros e possuem validade legal.

canalconsultapublica.com.br