De acordo com o estudo, as crianças de cinco a dez anos formam a única faixa etária cujo número de leitores cresceu em 2019

RIO — Os brasileiros estão lendo menos, aponta a pesquisa "Retratos da Leitura", divulgada nesta sexta-feira. Segundo o estudo, o país perdeu 4,6 milhões de leitores em quatro anos: em 2019, 100,1 milhões de pessoas — isto é, 52% da população — tinham o hábito de ler. Quatro anos antes, a leitura era praticada por 56% dos brasileiros. A pesquisa também apontou que as crianças de cinco a dez anos estão lendo mais, na contramão de todas as outras faixas etárias, e que a Bíblia ainda é o livro mais lido no país.

Realizado pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o estudo considera como leitores as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores ao levantamento dos dados, realizado entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Foram realizadas 8.076 entrevistas, em 208 municípios, de 25 estados (menos Roraima) e o Distrito Federal.

Cinco livros por ano

Apesar da queda no número de leitores, o brasileiro manteve a média de livros lidos por ano: são cerca de cinco obras por pessoa, sendo metade delas lidas integralmente e metade, de forma parcial. Dois em cada três brasileiros que leem costumam largar um livro sem terminá-lo, e 28% dos leitores leem mais de uma obra ao mesmo tempo.

Vem comigo: Ler e Ouvir a Bíblia. No Canal Cristão, Mais Amado do Brasil.

Taxação de livros: Especialistas do setor alertam para efeito 'devastador' da reforma tributária



No ano passado, 108,7 milhões de brasileiros — ou seja, 56% da população — disseram ter lido pelo menos um livro, inteiro ou em partes. O número é menor do que o registrado em 2015, quando 115,9 milhões de pe0ssoas (62% do país) leram pelo menos uma obra. Em relação aos que leram pelo menos um livro de literatura, o índice é ainda mais baixo: apenas um a cada três brasileiros o tinham feito.

Vem comigo: Ler e Ouvir a Bíblia. No Canal Cristão, Mais Amado do Brasil.

Bíblia segue liderando os livros mais lidos, apesar da queda Foto: Editoria de arte

Bíblia segue liderando os livros mais lidos, apesar da queda Foto: Editoria de arte

Quanto aos gêneros, os brasileiros continuam lendo mais a Bíblia (35%), seguida por contos (22%), livros religiosos (22%), romances (22%) e livros didáticos (16%). Nos últimos anos, houve um aumento na leitura de poesia, que, ao lado dos contos, se tornou o gênero mais lido por crianças de 11 a 13 anos — a faixa etária que mais lê no país (81%), seguida pelas de cinco a dez. Os gêneros literários encontram maior penetração entre os jovens de até 29 anos. Já a população acima de 30 dá preferência aos livros sobre a fé.

oglobo.globo.com

Vem comigo: Ler e Ouvir a Bíblia. No Canal Cristão, Mais Amado do Brasil.