Os 15 principais benefícios da corrida para a saúde são:

1-Proteger de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares;

2-Melhorar a qualidade do sono;

3-Combater a depressão;

4-Reduzir o risco de diabetes, infarto e AVC;

5-Estimular a formação de neurônios e melhorar a memória; 

6-Fortalecer os músculos e os ossos, e diminuir o risco de osteoporose; 

7-Aumentar a disposição para a rotina diária;

8-Emagrecer porque queima gordura;

9-Aumentar o condicionamento físico;

10-Melhorar a respiração;

11-Aumentar a autoestima;

12-Controlar a pressão arterial;

13-Aumentar a massa muscular;

14-Fortalecer o abdômen e aumentar os glúteos;

15-Aumentar a expectativa de vida.

Os benefícios da corrida podem ser alcançados ao praticar a atividade física sozinho ou acompanhado com um grupo de amigos, mas maiores benefícios ocorrem quando existe um maior nível de dificuldade na corrida. No entanto, para começar a praticar a corrida deve-se começar devagar, correndo pequenas distâncias numa superfície plana e ir aumentando o percurso gradualmente à cada 2 semanas, por exemplo. 


A corrida de rua é uma modalidade que está cada vez mais presente e correr na natureza aumenta a felicidade durante e logo após a corrida, mas os outros benefícios também são encontrados ao correr em espaços fechados, como na esteira, por exemplo. Correr na rua, na natureza ou dentro da academia tem suas vantagens, mas em todo caso, correr ouvindo música alta encoraja a correr mais rápido e maiores distâncias, aumentando os benefícios para saúde.

Como alcançar os benefícios da corrida 

Para alcançar todos os benefícios que a corrida traz é preciso correr de 2 a 3 vezes por semana, durante 20 a 60 minutos de cada vez. No entanto, correr mais de 30 km por semana aumenta o risco de lesões musculares e articulares, e por isso as pessoas que correm grandes distâncias devem ser acompanhadas de um profissional de educação física para alcançar seus objetivos sem prejudicar a saúde.


Uma opção também sãos os grupos de corrida, a preços acessíveis, em que o volume de treino e a biomecânica do movimento é orientada por um profissional.

Dicas para iniciantes 

Para quem quer começar a correr é aconselhado primeiro uma consulta médica para avaliar a saúde em estado geral. Muitas academias de ginástica possuem um questionário que deve ser preenchido no momento da matrícula, o que ajuda a definir se a pessoa tem maiores riscos de infarto ou AVC, por exemplo, mas se você deseja começar a correr sozinho, na rua, deve ter o cuidado de fazer um check-up antes. A seguir estão as melhores dicas para começar a correr e aproveitar todos os benefícios da corrida para saúde: 


1. Como se vestir 

Para começar deve usar roupa leve e tênis adequado, sempre com meias. Correr sem o vestuário adequado além de desconfortável, pode diminuir o tempo de corrida, e ao usar um tênis baixo há maior impacto nas articulações e maiores chances de prejudicar a coluna, e por isso deve-se sempre correr com tênis de corrida.

2. Distância e velocidade 

A velocidade deve ser lenta, não se deve tentar correr longas distâncias logo nos primeiros treinos. O ideal é estabelecer um limite, que pode ser de 2-3 km para ir se habituando pouco a pouco. Se não for possível manter o ritmo da corrida até o fim não há problema, pode-se caminhar rápido enquanto recupera o fôlego para mais um sprint, o importante é não desistir no primeiro obstáculo. Confira um treino de corrida para correr 5 e 10 km em 5 semanas


3. Respiração 

A respiração é muito importante durante a corrida e para facilitar o treino deve-se inspirar pelo nariz a cada 2 passadas, soltando o ar pela boca. É normal ficar ofegante nas primeiras corridas, mas com o tempo é normal a respiração se tornar mais fácil. nas primeiras vezes deve-se evitar conversar enquanto corre para não ficar com a dor na costela, que é tão comum em quem não tem muito condicionamento físico. 

4. Alongamentos 

No final da corrida, depois de ter chegado à sua meta, é importante fazer alguns exercícios de alongamentos com as pernas e costas para evitar ficar com cãibras e dores musculares. Confira alguns exemplos de alongamentos para pernas. 

tuasaude.com

COMPARTILHE: