Apresentador faz parte de pequeno grupo de famosos nonagenários ainda sob os holofotes da mídia

Em fevereiro de 1988, quando tinha 57 anos, Silvio Santos fez prognóstico pessimista sobre sua longevidade. “Estatisticamente eu tenho mais oito anos de vida, já que o homem vive hoje em média 65 anos”, declarou ao ‘Jornal do Brasil’. 


Errou, e errou muito. Ainda bem.

No dia 12 de dezembro, o mais aclamado apresentador de TV do Brasil completou 93 anos. Ultrapassou bastante a expectativa de vida do brasileiro: 75,5 anos, segundo o IBGE. 


Superou também os maiores índices registrados em países desenvolvidos como Japão, Suíça e Mônaco, entre 88 e 89 anos. 


Silvio integra o pequeno grupo de artistas brasileiros com mais de nove décadas de existência. Entre eles, Laura Cardoso (96 anos), Fernanda Montenegro (94), Nathália Timberg (94), Lima Duarte (93) e Ary Fontoura (90). 



Ainda que tenha sofrido com problemas de saúde, a exemplo de câncer de pele duas vezes e a retirada da próstata após disfunção, o apresentador nunca demonstrou temer a finitude. 


“Não tenho medo de morrer”, disse à ‘Veja’ em maio de 2000. “Sei que alguma coisa vai estar preparada para mim no outro lado, uma nova missão.” 


Ao conversar com uma equipe da Record, em 2016, o lendário comunicador revelou o que pensa da morte. “Eu sei que é um sono profundo. Deve ser gostoso dormir.” 


Muito antes, na década de 1980, ele comentou a respeito de uma crença. “Eu sinto dentro de mim, errada ou acertadamente, que eu já tive outras vidas e que outras vidas terei.” 



Religião do apresentador, o judaísmo prevê a reencarnação. “Somos almas eternas e já estivemos aqui muitas vezes”, explicou em artigo o mestre de Cabala Shmuel Lemle. 


Em seu programa, anos atrás, Silvio Santos falou sobre a própria existência com aquele característico humor debochado. “Nada dura muito tempo. E eu acho que estou durando mais do que devia.” 


Que ainda dure muito, muito mais. 



Longe dos estúdios do SBT há mais de 1 ano, o lendário comunicador explicou sentir “preguiça” de se arrumar para ir gravar. Passa os dias de pijama, assistindo à TV, em sua mansão paulistana. 


(Algumas citações deste texto foram extraídas do livro ‘Silvio Santos – A Trajetória do Mito’, de autoria de Fernando Morgado, lançado pela Editora Matrix em 2017.)

Fonte: terra.com.br

Chama no Zap 👋🏻 Receba notícias na palma da sua mão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do IPOJUCA Online no Instagram e no Grupo

COMPARTILHE: