Prefeitura de Ipojuca está monitorando casos e recomenda evitar se aproximar de trechos da praia e tomar o banho de mar, para evitar problemas de saúde.

Três pessoas foram hospitalizadas após serem intoxicadas por algas na praia de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da cidade, o fenômeno conhecido como tingui, ou maré vermelha, foi o responsável pelos efeitos.

Esta não é a primeira vez que o fenômeno é notificado na região. Em 2019, banhistas e surfistas passaram mal e tiveram sintomas como dores de cabeças intensas, febre, inflamações na garganta e enjoos.

Um dos casos foi registrado na terça-feira (30) e os outros dois aconteceram nesta quarta-feira (31). Segundo a prefeitura, os pacientes foram atendidos, medicados e liberados. A gestão, no entanto, não informou nome e idade dos pacientes; também não disse se eram turistas ou moradores da região.

A prefeitura de Ipojuca disse que está monitorando o fenômeno e que, caso identificado, o trecho de praia contaminado pode ser momentaneamente isolado. A recomendação é evitar se aproximar desses trechos setorizados da praia e tomar o banho de mar, para evitar problemas de saúde.

A gestão municipal também afirmou que a identificação prévia é dificultada por conta das correntezas, que rapidamente dissipam as algas com a movimentação da maré.


Em casos de sintomas muito fortes de náuseas e dores de cabeça, a recomendação é procurar um posto de saúde para receber atendimento médico.

Várias pessoas com sintomas

A reportagem da TV Globo entrevistou algumas pessoas que tiveram dor de cabeça, náusea e também diarreia após frequentarem a praia de Maracaípe.

Uma delas foi a promotora de eventos Paloma Brasil - que relatou ter participado de uma confraternização no domingo (28), com cerca de 30 pessoas, e todo mundo teve os mesmos sintomas.

"A gente fez uma confraternização na beira da praia e eu fiquei umas três horas aqui na beira da praia, respirando essa maresia; fui dormir e na segunda de manhã eu acordei com dor no corpo, principalmente na lombar, e dor de cabeça, espirrando bastante, com tosse, com falta de ar, febre e diarreia", contou Paloma.

A publicitária Carla Rafaela disse que ela e a filha pequena tiveram sintomas na terça-feira (30), depois que participou de uma aula de ginástica funcional na praia.

"Foi o treino em torno das 6h30 às 7h. A partir de meio-dia, comecei a ficar arriada, [com] enjoo, febre, corpo mole, dor no corpo. [...] Ela [a menina] ficou com um pouquinho de febre e ficou bem chorosa. A gente acha que ela teve dor no corpo também", disse Carla.

Fonte: g1.globo.com/pe

Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no Instagram.

Receba notícias do IPOJUCA ONLINE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/+08sCAbppRUZiMTAx 

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre A CIDADE DO IPOJUCA por meio do WhatsApp do CANAL IPOJUCA ONLINE

Chama no Zap 👋🏻 Receba notícias na palma da sua mão.

IPOJUCA ONLINE - NOTÍCIAS

COMPARTILHE: